quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Salve D.Raimunda

D. Raimunda
De presença marcante, Dona Raimunda é presença certa em todas as mobilizações que tem como objetivo a melhoria de nossa comunidade. Mãe de oito filhos, educados em nossa escola e hoje já adultos ,D. Raimunda sempre se sensibilizou com as necessidades e com a falta de infra-estrutura básica para as famílias vizinhas, que viviam do lixão. Mulher de grande iniciativa, ela procurou ajudar fundando a Associação de Mulheres e Mães, passando também a distribuir cestas básicas e tickets, começa aí, uma história de doação e amor ao próximo da guerreira Raimunda. Presente em lutas, como a mobilização para contratação de mulheres para atuarem na Zona Azul; na mobilização para implementação do MOBRAL e na garantia do espaços de lazer da comunidade  como o campo da CURSA , onde interviu de forma enérgica para  evitar a ocupação do local por outras iniciativas. Dona Raimunda é, há trinta anos, servidora do Hospital Geral do Estado e em sua luta diária ela não perde de vista, nem por um instante, o suporte a sua comunidade.
 Dona Raimunda é a nossa homenageada da Mostra Fotográfica Intinerante do Fiema

Muito Obrigado, Dona Raimunda!!!
                                       Comunidade Escolar da Carmelitana do Menino Jesus

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fiema na Carmelitana




A Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus
tem o prazer de convidar  a  comunidade  para o dia do FIEMA em nossa unidade escolar,  ocasião em que daremos  Abertura à Exposição Fotográfica Itinerante

“Mulheres Negras: Uma História Bem Contada”

Neste dia, desenvolveremos atividades associadas ao  tema, como:
·      Palestra ministrada por Stael Machado;
·      Mostra de Vídeo com o filme “Mulheres Del Mundo”, protagonizado por mulheres de nossa comunidade;
·      Apresentação de Dança com alunas da escola.

Data: 20/09/2010
Horário: 19 h.

Venha fazer parte dessa homenagem em resgate da auto-estima e do reconhecimento da identidade cultural da mulher afrodescendente.

Gestão Carmelitana do Menino Jesus

Arraiá da Carmelitana

Em clima de muito forró e animação , aconteceu a festa junina da Carmelitana , que além de comemoração foi o dia escolhido para o encerramento do projeto bimestral " Festas Juninas-Um Resgate Popular". ocasião em que as turmas socializaram todo o conhecimento adquirido durante o processo através de apresentações de musicais, onde cada turma representou um elemento do casamento :  o 1º ano representou os balões do arráia, o 2º ano veio representando a fogueira , o 3º a Capela , o 4º ano representou as mocinhas casadouras e o 5º  ano veio pro salão como convidado do casório, sendo assim, não faltou nem o casamento na roça . E neste ano Jorge casou pela manhã comVerônice , mas queria levar Rose de quebra, e a tarde , a noiva assanhada casou-se de novo, só que dessa vez foi com Anabelle , porque Jorge era mesmo um noivo fujão. Com comida a vontade e o arraiá  todo bonito e decorado, a festança rolou até o final da tarde. Confira nas fotos!

Cultura Popular na Carmelitana



Tendo suas raízes nas tradições, nos princípios, nos costumes, no modo de ser do povo, a cultura popular foi o homenageada nesta semana por nossa escola . Com apresentações que reuniram os mais diversos tipos de  manifestaçãoes . As lendas, as adivinhas, os provérbios , a dança afro e até a culinária com a presença de uma autentica baiana de acarajé fizeram parte desse momento enriquecedor e de resgate de identidade cultural para nossos educandos. Todos se mobilizaram no intuito de que todo o conhecimento adquirido em sala durante todo o mês de agosto fosse socializado com o público no dia do evento. Divididos por temática todas as turmas se apresentaram.


2º ano - Adivinhas  em interação com o público
3º ano- Provérbios e Trava-linguas
5º ano -Encenação da Lenda de Óxossi e Frevo

1º ano - Musical do Saci
 Confira nas Fotos!


3º ano- Provérbios e Trava-linguas
4º ano - Dança da Iabás e Encenação das Lendas Folclóricas

 


Carmelitana no Mundo Jurássico

Segunda e terça-feira nossos alunos tiveram a oportunidade de conferir uma atração fantástica o "Mundo Jurássico", uma incrível exposição com dinossauros em tamanho real. Didática, interativa e divertida, a experiência trouxe conhecimento, realismo e encantamento para nossos alunos, que ao final tiveram a oportunidade de participar de uma escavação arqueologica em busca de ossos dos dinossauros. Uma experiencia realmente fascinante!